"O lar cristão é o lugar onde os filhos recebem o primeiro anúncio da fé. É por isso que a casa de família se chama, com razão, «Igreja doméstica», comunidade de graça e de oração, escola de virtudes humanas e de caridade cristã."(Catecismo da Igreja Católica, 1666)

segunda-feira, 18 de março de 2013

Cerveja abençoada...

Um casal católico que goste de cerveja não poderia deixar de saber que até para esse milenar prazer existe uma bênção no antigo Rituale Romanum.

Em uma das visitas do Pe. Federico Juárez, LC, aqui em casa, pedimos para que ele desse a referida bênção sobre algumas garrafas e as tomamos, na alegria genuína do cristão, que, moderadamente, sabe apreciar todas as obras criadas por Deus - entre elas, a cerveja!

























O texto da bênção é o que segue:

BENEDICTIO CEREVISIAE
V. Adiutorium nostrum in nomine Domini.
R. Qui fecit caelum et terram.
V. Dominus vobiscum.
R. Et cum spiritu tuo.

Oremus.
Bene+dic, Domine, creaturam istam cerevisiae, quam ex adipe frumenti producere dignatus es: ut sit remedium salutare humano generi, et praesta per invocationem nominis tui sancti; ut, quicumque ex ea biberint, sanitatem corpus et animae tutelam percipiant. Per Christum Dominum nostrum.
R. Amen.

Et aspergatur aqua benedicta.

2 comentários:

drj disse...

Lembrando que Tolkien era um católico de quatro costados, e que muito de sua obra tem inspiração no seu conhecimento do catolicismo, podemos lembrar que Gandalf quando na estalagem do Sr. Carrapicho faz um 'feitiço' para que a cerveja dele tenha alta qualidade.

Endovelicon disse...

Ou isto:
http://obosquedojavali.blogspot.com.br/2013/12/o-lago-de-cerveja-de-santa-brigida.html?m=0