Parrilla pelo Papa - e São Patrício

Como de costume aos Domingos, meu marido Rafael, já que somos gaúchos, assou um belo churrasco. No espeto ou na parrilla, sempre sai um assado domingueiro aqui em casa.

No Domingo imediatamente posterior à eleição de um Papa argentino - portanto, gaúcho, pois uruguaios, argentinos e riograndenses são todos gaúchos -, não poderia ser diferente. Aproveitamos o assado, feito na parrilla, como é tradição dos gaúchos platinos, para comemorar o dom do Papa Francisco, dado por Deus à Igreja.

Para decorar o prato, imprimimos bandeirinhas da Argentina e do Vaticano, e uma foto do Papa, e pedimos que a Maria Antônia, nossa mais velha, colasse essas figuras em uns palitinhos de churrasco.

DSCF8307 DSCF8304 DSCF8305 DSCF8306

Depois, foi a fez do Rafa faz a parrillada: com vazio (como chamamos, no RS, a fraldinha do resto do Brasil, por causa do "vacío" dos uruguaios e argentinos), calabresa e pimentões recheados.

DSCF8312
DSCF8316 DSCF8313 DSCF8314

Não faltou uma maionese de leite com temperinhos verdes, a nossa maionese verde. É dia de São Patrício: alguma coisa verdinha tem que ter!

DSCF8315

E ainda por São Patrício, Apóstolo da Irlanda, uma cerveja irlandesa tradicional:

DSCF8311 DSCF8309

Enfim, o prato montado, com as carnes, os pimentões e as figuras decorativas:

DSC_0881 DSCF8317 DSCF8318 DSCF8319 DSC_0874

Umas empanadas dulces, outro prato próprio da pampa, principalmente da Argentina, terra do Papa: algumas de "crema", outras de "dulce de leche":

DSCF8303 DSCF8296 DSCF8298 DSCF8299

Aline Rocha Taddei Brodbeck

Católica, casada e mãe de quatro filhos. Advogada, professora, blogueira de moda por quase dez anos no Femina, conferencista e palestrante em temas de formação da feminilidade, moda, modéstia e elegância. Com seu marido, Rafael, é autora do livro “Família católica, Igreja doméstica”. Gradou-se em Direito pela Universidade Federal de Pelotas em 2006. Membro do Movimento Regnum Christi, onde ajuda a formar moças e senhoras. Mora em Piratini, Rio Grande do Sul. Siga seu Instagram. Fale com ela por email.

4 comentários:

Roger disse...

sensacional os pequenos detalhes incorporados na refeição, junto com a participação dos pequenos! muito bom o post e as

Anita disse...

Aline, qual a receita da massa das empanadas?

Rafael Vitola Brodbeck disse...

Anita, é o Rafael, esposo da Aline.

Obrigado pela pergunta.

A massa comprei pronta, pela falta de tempo. É uma massa de pastel de forno mesmo, mas dá pra fazer com massa de pastel para fritas, tendo só que vigiar para que não quebre.

As massas de empanadas variam. Há a empanada salteña, a empanada uruguaia, a empanada bonairense (que é frita) etc.

Anita disse...

Oi, Rafael, obrigada pela resposta. Gosto muito do blog de vocês, um bom exemplo para as famílias.

[Domestica Ecclesia] © - Copyright 2013-2017

Todos os Direitos Reservados.
Citando-se a fonte, pode ser o conteúdo reproduzido.