Dia do Índio, Beato Anchieta, reduções jesuíticas no RS, viagem a La Cruz (Argentina)
Embora no dia de hoje organizações de esquerda e politicamente corretas aproveitem para semear suas ideologias, querendo que o índio continue incivilizado, e vociferem contra o homem branco (como se não fôssemos todos homens, fundamentalmente) e contra o cristianismo, é salutar lembrar desses povos, que têm uma cultura na qual, ao lado de elementos maus (como em todas!), há pontos muitos sadios e bonitos.
Rezemos pelos índios, não unidos àqueles sentimentos clichês que enxergam no índigena um "bom selvagem", "puro", "ecológico", mas pessoas, como nós, e que, como nós, precisam de Cristo. Lembremos de grandes missionários brasileiros, especialmente os jesuítas, que construíram, no Rio Grande do Sul, os famosos "Sete Povos das Missões", reduções entre os guaranis, e também do igualmente jesuíta Beato José de Anchieta, Apóstolo do Brasil!
As famílias católicas podem aproveitar para contar a história desse grande beato que evangelizou os povos indígenas brasileiros, e também, para os maiores, relatar a perseguição que os anticlericais portugueses moveram, sob o comando do Marquês de Pombal, contra os jesuítas no Rio Grande do Sul. Mostrar os mapas das "missões guaraníticas". Os "Sete Povos" do RS, na verdade, faziam parte de uma grande "república" de reduções missioneiras que existiam também no Paraguai e na Argentina.
Quando moramos no Itaqui, fronteira com a Argentina, pudemos "viver" esse ambiente missioneiro. Estávamos pertinho dos Sete Povos, e o Itaqui era, originalmente, um rincão para invernar o gado dos guaranis e jesuítas da missão de La Cruz, do outro lado do rio Uruguai.
Vejam as fotos da Aline em nossa visita, em 2009, a La Cruz, que hoje é uma cidade da província argentina de Corrientes, e a Alvear, também na mesma província, e que nasceu a partir do aldeamento jesuítico:
Abaixo, algumas fotos da Maria Antônia de indiazinha, em 2011:
Rafael Vitola Brodbeck
Católico, casado e pai de quatro filhos. Delegado de Polícia em Piratini, Rio Grande do Sul, conferencista e escritor de vários livros jurídicos e teológicos. Gradou-se em Direito pela Universidade Católica de Pelotas em 2001, tendo concluído o curso superior de formação na Academia de Polícia Civil do RS em 2008. Diretor do Salvem a Liturgia. Membro do Movimento Regnum Christi, e articulista em vários veículos de imprensa no Brasil. Siga seu Instagram. Fale com ele por email.
Quem somos

Rafael e Aline Brodbeck
Casal católico e gaúcho, pais de quatro filhos, tentando ajudar as famílias e seus lares com a luz do Evangelho. Veja mais sobre nós clicando aqui.

Mais lidos
-
Se a família cristã é uma igreja doméstica, o "templo" do seu lar deve ter um altar. Não necessariamente um altar bento ou consag...
-
Minha amiga Dafny Lobo, mãe de cinco lindos filhos, e dona do blog "Uma mãe e muitos filhos" , me mandou o seguinte jogo, com as ...
-
O Curso "Como Catequizar seus Filhos em Casa" está com matrículas sempre abertas a partir de agora! Antes formávamos turmas ...
-
Como parte da Igreja Católica, os fiéis reunidos em família, formando uma autêntica Igreja doméstica, participam, todo o direito - e dever ...
-
No próximo Domingo, entramos na última semana do Tempo Comum. No calendário da forma ordinária do rito romano - calendário moderno -, é o d...
-
As inscrições para a TERCEIRA TURMA do nosso curso "Como catequizar seus filhos em casa" estão abertas! ...

Assuntos
{phfr}
Advento
amizade entre famílias católicas
aniversários
Apresentação do Senhor
artesanato
atividade física
Batismo do Senhor
batizado
Beato Adílio Daronch
Beato Manuel Gómez González
bênção da casa
bênção dos animais
Cátedra de São Pedro
catequese
conclave
confissão
contos e histórias
Corpus Christi
cotidiano em família
Cristo Rei
culinária litúrgica e devocional
cultura
curso
datas cívicas
desenho e pintura
dia das mães
Dia de Ação de Graças
dia dos namorados
dia dos pais
Domingo da Divina Misericórdia
Epifania
Eucaristia
famílias numerosas
festas
Finados
formação
gravidez
Halloween
história
homeschooling
hora eucarística
Imaculada Conceição
Invenção e Exaltação da Santa Cruz
jogos
matrimônio
mês da Bíblia
mês das missões
mês de Maria
mês do Rosário
Missa
música
namoro
Natal
Nossa Senhora
Ofício Divino
orações para crianças
padres
papa
papéis do homem e da mulher
Páscoa
Pentecostes
piedade em família
Quaresma
sacramentos
Sagrada Família
Sagrado Coração de Jesus
santos
Semana Santa
Todos os Santos
viagens
vídeos

3 comentários:
Para quem está em SP, capital, uma visita ao Páteo do Colégio, no centro da metrópole, para conhecer a primeira escola fundada pelo Beato Anchieta é um passeio fabuloso. E podem dar uma esticadinha de 2 horas para curtir as praias do litoral norte do Estado, na cidade de Ubatuba, também local de missão do jesuíta amigo dos índios.
Este blog foi a melhor ideia que vcs tiveram nestes anos todos, a meu ver. É excelente o trabalho que estão fazendo em prol da família.
Que o Beato Anchieta abençoem vcs e esta família linda. Já fiz questão em compartilhar o texto ;)
Acompanho todos os blogs de vocês, mas tenho um carinho especial por este.
Aline sempre linda em todas as situações, mas é uma beleza proveniente de todos os valores que ela carrega que transparece também na beleza exterior.
Mas o Dr. não fica atrás. A cabeça da família Brodebeck cumpre seu papel com maestria. =]
Parabéns!!
Postar um comentário