"O lar cristão é o lugar onde os filhos recebem o primeiro anúncio da fé. É por isso que a casa de família se chama, com razão, «Igreja doméstica», comunidade de graça e de oração, escola de virtudes humanas e de caridade cristã."(Catecismo da Igreja Católica, 1666)

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Dia de Santo Atanásio, Bispo e Doutor da Igreja



































Tenho essa imagem acima no meu gabinete na Delegacia de Polícia que chefio. 

Acho um belíssimo ícone a ilustrar a vida e o ministério desse grande Bispo, que foi Patriarca de Alexandria, e o mais tenaz adversário do arianismo.

Sua história é inspiradora e uma família que o cultua percebe claramente que deve fazer de seu lar um bastião de ortodoxia, de devoção à Igreja, de zelo pelas coisas do Senhor.

Uma atividade interessante para as crianças é contar um pouco do dogma da Encarnação do Verbo e mostrar que Jesus Cristo é Deus, tanto quanto o Pai (e o Espírito Santo), e falar como Santo Atanásio defendeu essa doutrina contra os que a negavam.

"Deus eterno e todo-poderoso, que nos destes em Santo Atanásio um exímio defensor da divindade de vosso Filho, concedei-nos, por sua doutrina e proteção, crescer continuamente no vosso conhecimento e no vosso amor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo."

Um comentário:

Unknown disse...

Meus parabéns Vitola e Aline, que Deus abençoe a família e a vida de vocês. Um belo exemplo de vida cristã.