"O lar cristão é o lugar onde os filhos recebem o primeiro anúncio da fé. É por isso que a casa de família se chama, com razão, «Igreja doméstica», comunidade de graça e de oração, escola de virtudes humanas e de caridade cristã."(Catecismo da Igreja Católica, 1666)

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Passeando com a Maria Antônia - dezembro de 2011

Passear com as crianças é uma atividade que muitos pais deixam de fazer, na correria, muitas vezes autoimposta, do dia-a-dia. São momentos como esses, de lazer, que deixarão marcas profundas da amizade dos pais pelos filhos, de companheirismo, de confiança. É preciso gastar tempo com os filhos, levá-los a conhecer realidades distintas, observar a natureza, os monumentos da cidade e do campo, relacionar-se com outras pessoas, fomentar sua inteligência e formar sua vontade. E o passeio, além da nota de diversão, tem a característica da formação humana e do conhecimento cultural.

Nas fotos abaixo, retrata-se a Aline com a pequena Maria Antônia, em Pelotas, RS, em dezembro de 2011, dias após o nascimento do Bento. Em uma delas, andando pelos jardins da casa de uma prima, visitando a família, convivendo com outras crianças e adultos. Em outra, arrumando-se para uma cerimônia militar no quartel no 4º BPM, onde meu pai foi coronel comandante, ocasião em que eu recebi uma comenda por meus serviços de segurança pública prestados à sociedade. Dois momentos bem distintos, mas que mostram que, desde cedo, não só a brincadeira deve estar presente, como também o aprendizado de como se vestir e se comportar em solenidades cívicas de importância. Durante a cerimônia militar, a MA viu a tropa perfilada, depois marchando em honra do comandante e das autoridades presentes, ouviu toques de clarin, aprendeu a importância da bandeira nacional - ainda que pouca noção acerca disso tenha realmente captado, por sua tenra idade.


Nenhum comentário: