"O lar cristão é o lugar onde os filhos recebem o primeiro anúncio da fé. É por isso que a casa de família se chama, com razão, «Igreja doméstica», comunidade de graça e de oração, escola de virtudes humanas e de caridade cristã."(Catecismo da Igreja Católica, 1666)

terça-feira, 14 de maio de 2013

Planos para Pentecostes 2013

Inspirados pelo Shower of Roses, damos idéias para os leitores a partir de nossos planos pessoais e familiares para bem celebrarmos a Solenidade de Pentecostes deste ano, que ocorrerá no dia 19 de maio, próximo Domingo.

Atos de piedade
- I Vésperas de Pentecostes, em família, na tarde do sábado anterior
- Ler os textos da Missa da Vigília de Pentecostes, em casal, e comentar, na noite do sábado anterior
- Missa do Domingo de Pentecostes, em família
- Rezar/cantar, em família, o Veni Creator
- Cantar, em família, em família, alguns cantos populares em honra do Espírito Santo e fáceis para as crianças decorarem ao menos o refrão ou alguma parte: "A nós descei, Divina Luz", "Eu navegarei", "Espírito, enche a minha vida", "Vem, vem, vem, Espírito Santo" etc.
- Venerar a Bandeira do Divino.

Culinária
- Todo Domingo fazemos churrasco aqui em casa, como bons gaúchos. Penso que nesse Domingo, será um "bife de chorizo del Espirito Santo": contrafilé no disco de arado, temperado com sete especiarias (adobo, sal entrefino, azeite, cebolinha, salsinha, vinagre e cebola em rodelas), simbolizando os dons do Espírito Santo.
- De sobremesa, cupcakes com uma decoração de línguas de fogo na cobertura (usando alguma geléia de frutas vermelhas) ou, se for usada cobertura de chocolate, pequenos estandartes feitos com palitinhos contendo pombinhas brancas coladas, símbolo do Espírito Santo.
* Nas regiões de cultura caipira, pode-se fazer o tradicional "afogado", prato típico da Festa do Divino Espírito Santo.
* O Catholic Cuisine traz em inglês receitas de "Holy Ghost Sopas", de tradição açoriana. Em português, há outra versão aqui.
 Atividades
- Faremos um artesanato com a pomba que representa o Espírito Santo e os sete dons.
- Pintar a imagem abaixo:

Nenhum comentário: