"O lar cristão é o lugar onde os filhos recebem o primeiro anúncio da fé. É por isso que a casa de família se chama, com razão, «Igreja doméstica», comunidade de graça e de oração, escola de virtudes humanas e de caridade cristã."(Catecismo da Igreja Católica, 1666)

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Santos Arcanjos - atividade para crianças

Dia 29 de setembro comemoramos, no calendário moderno, São Miguel, São Gabriel e São Rafael, Arcanjos. No calendário tradicional, é a festa somente de São Miguel Arcanjo. Se o leitor segue o calendário antigo, por frequentar a Missa tridentina, rezar o breviário antigo, pode adaptar essa atividade e só usar, com seus filhos ou alunos, a figura de São Miguel.

A imagem está no excelente Happy Saints. Clica nela para aumentar.



Sugerimos aos amigos que cortem as figuras, separando-as. Expliquem às crianças, conforme a idade, quem são os anjos, em geral, e quem são esses anjos especiais comemorados no dia 29, mostrando cada um deles. Contar a história de São Miguel em luta contra o diabo, de São Gabriel anunciando a Nossa Senhora que seria Mãe de Deus, e de São Rafael guiando o jovem Tobias, é interessante.

Após, as crianças podem pintar as figuras.

Em seguida, pega-se um pedaço de papelão e se faz um tríptico, no qual serão colocadas figuras pintadas pelas crianças. O blog Familia Católica apresenta uma sugestão de tríptico, e também de uso do mesmo como pequeno oratório. Quem preferir fazer só de São Miguel, por seguir a forma extraordinária, com o calendário tradicional, não faz o tríptico, mas apenas cola sua imagem no papelão decorado.























Com o oratório pronto, as crianças poderão rezar alguma oração aos santos, guiadas pelos pais, pedindo sua proteção, agradecendo a Deus por eles em nossa vida, e desejando seguir os seus exemplos de serviço a Cristo. Enfim, termina-se com uma prece mais formal. Sugerimos a da liturgia da Igreja para o dia:

"Ó Deus, que organizais de modo admirável o serviço dos anjos e dos homens, fazei sejamos protegidos na terra por aqueles que vos servem no céu. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo."


Um comentário:

Cris GoMon disse...

Interessante!
E a criança fazendo, participando ativamente, ganha mais sentido, fixa o significado, além de ser uma bonita lembrança para o futuro!

E quem sabe, o início de uma tradição familiar?
Bacana mesmo.