"O lar cristão é o lugar onde os filhos recebem o primeiro anúncio da fé. É por isso que a casa de família se chama, com razão, «Igreja doméstica», comunidade de graça e de oração, escola de virtudes humanas e de caridade cristã."(Catecismo da Igreja Católica, 1666)

sábado, 14 de setembro de 2013

Semana Farroupilha

Somos gaúchos. Nos orgulhamos de nossa pátria riograndense, de nossa história, de nossas tradições culturais compartilhadas com a Argentina e o Uruguai.

E inculcamos em nossos filhos esse amor à pampa. Desde nenês, a Maria Antônia e o Bento tiveram suas pilchas: a MA vestidinhos de prenda, boinas, botas, bombachas femininas; o Bento as bombachas, lenços, boinas e botas. A Theresa também terá suas pilchas.










































































































































Agora que a Maria Antônia é mais crescidinha, demos umas atividades para ela que têm tudo a ver com a Semana Farroupilha, em que comemoramos a data máxima do Rio Grande do Sul, o 20 de Setembro, no qual festejamos os heróis da Guerra dos Farrapos, de 1835 a 1845.

Ela já sabe que é gaúcha, gosta de se vestir de modo típico, de ir para a estância cuidar das ovelhas e andar a cavalo, de ouvir música nativista, de comer churrasco e tomar chimarrão. Aos poucos, vai entendendo melhor o que é o Rio Grande do Sul e nossa cultura e para isso desenhar e pintar ajudam.
 




 


Na internet, se acha, via Google, vários desenhos. Propusemos para ela os seguintes:










































































Também o mapa do Rio Grande do Sul:






















E o do Brasil para que ela localize o nosso Estado e o pinte para diferenciar:


Nenhum comentário: